Certificação FSC Cadeia de Custódia
Com validade de 5 anos, em agosto de 2009, a IGB adquiriu a certificação SGS-COC-006550, cadeia de custódia FSC STD 40-004 versão 2.0, sistema de transferência FSC Mixed através da SGS ICS certificadora Ltda.
O selo FSC® (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) aplicado aos produtos IGB, possibilita aos clientes solicitar no momento da compra, o uso de papel FSC, garantindo o rastreamento da origem da matéria-prima florestal em todas as etapas da cadeia produtiva, até o produto pronto para o consumo.
“Forest Stewardship Council (FSC), que controla o principal selo para produtos florestais é responsável por um terço das florestas certificadas, naturais ou plantadas, em todo o mundo. Estabelecida no Brasil apenas em 2002, tendo sido fundada em 1990, o FSC certifica uma produção quase inteiramente voltada para exportação.
FSC certifica áreas e produtos florestais. O primeiro tipo atesta que a floresta é manejada de acordo com princípios e critérios estabelecidos pelo FSC. Já a certificação de produtos se dá com base na rastreabilidade da cadeia de custódia, ou seja, a certificadora verifica se a matéria-prima utilizada vem de uma área certificada. Nesse caso, todos os agentes pelos quais passa o material até se transformar no produto final também devem receber um certificado. (Ex.: floresta plantada, celulose, papel, gráfica, produto final)
Há dois tipos de selo de produto: o que atesta que o material é 100% certificado e o selo misto, segundo o qual no mínimo 70% do material é certificado. O restante deve ter origem em fontes legalizadas e ‘não controversas’. Quem certifica são entidades credenciadas e fiscalizadas pelo FSC em todo o mundo.”(revista Página 22 FGV-GVces março/2008)